26 abril 2021

Coifa, depurador e exaustor: qual a diferença?

Coifa, depurador e exaustor: qual a diferença?

Manter os ambientes agradáveis em casa é uma tarefa que pode ser feita de diversas formas. Na cozinha, para evitar o cheiro de gordura e dos preparos pela casa, o ideal é adotar recursos como coifa, depurador e exaustor. Com funções semelhantes, tais equipamentos possuem, entretanto, formas distintas de condução e manutenção do ar. Assim, para fazer a escolha correta, é importante compreender as diferenças e vantagens de cada aparelho e qual é mais indicado para cada caso. Confira abaixo.

Coifa

A coifa é destinada especialmente aos ambientes de preparo de alimentos. É ideal para quem possui um bom espaço na cozinha e pode ser integrada como um item da decoração. A coifa possui duas funções: na depuração, ela detém o ar com gordura e o filtra para devolvê-lo limpo ao interior da casa; na função exaustor, a coifa expele o ar quente para fora do ambiente. Por exercer dupla função, esse eletrodoméstico representa uma alternativa mais completa que outras opções, e tem um importante papel na reciclagem e na purificação do ar ambiente. A coifa chega a reter 90% das gorduras e odores provenientes do preparo de alimentos.

casal preparando refeição em cozinha com coifa - SEPAC

Tipos de coifa

Há diversos modelos de coifa disponíveis, a depender das necessidades e preferências de cada pessoa. Confira abaixo alguns tipos:

  • Coifa de parede: modelo mais comum, geralmente posicionado acima do fogão. Por ser instalada em uma das paredes da cozinha, esse tipo de coifa demanda mais espaço.
  • Coifa de ilha: ideal para cozinhas planejadas. Como é fixada ao teto e fica mais exposta, com frequência apresenta estética e materiais mais modernos, como vidro ou inox.
  • Coifa embutida: essa é uma alternativa mais discreta para quem prefere ocultar a coifa na decoração. Além de ocupar menos espaço, pode ser instalada em armários, lareiras ou até mesmo na parede do forno.

Depurador

O depurador, por sua vez, é um aparelho responsável pela recirculação do ar, que tem como uma das vantagens o melhor custo-benefício. Por sugar a gordura e o cheiro dos alimentos do ambiente, o depurador demanda limpeza constante, para evitar mau cheiro. Caso o filtro utilizado seja de carvão, é necessário substituí-lo a cada 3 meses, no mínimo.

Uma alternativa mais simples que outros aparelhos, o depurador filtra as partículas do ar e é mais indicado para cozinhas pequenas. Confira abaixo alguns modelos:

  • Depurador slim: mais fino e com design diferenciado, representa uma opção melhor para a decoração da cozinha.
  • Depurador com duto: demanda mais espaço e agrega mais funcionalidade, pois conduz o ar de dentro para fora do ambiente.
  • Depurador de ar de inox: ideal para quem preza pelo visual do eletrodoméstico, pois incorpora um material com estética moderna e descontraída, semelhante aos elementos da decoração industrial.   

Exaustor

Com mecanismo semelhante ao dos ventiladores, os exaustores auxiliam na dispersão do cheiro de comida e dos vapores com gordura – o que ajuda a manter o ar puro e renovado. A troca de ar desse aparelho ocorre através das hélices e da sucção. Assim, a atmosfera quente do ambiente é substituída pelo ar frio vindo do exterior da residência: o vapor da comida é conduzido para a parte externa da casa por meio de um duto, sem retorno.

exaustor em cozinha - SEPAC

Diferentemente das coifas e dos depuradores, os exaustores podem ser utilizados em ambientes além da cozinha, como closets, banheiros e garagens onde há pouca circulação de ar. Confira abaixo alguns modelos.

  • Exaustor para cozinha: modelo de instalação versátil, pode ser colocado no teto, em divisórias ou em paredes.
  • Exaustor para garagem: esse tipo de exaustor renova o ar do espaço e o torna mais fresco, agradável e termicamente confortável, além de evitar a incidência de mofos.
  • Exaustor para closets: ideal para quem busca evitar os odores de mofo e umidade nas peças de roupa.

Entre os diferentes modelos de coifa, depurador e exaustor, você certamente irá encontrar uma alternativa que beneficie a saúde e o bem-estar dos moradores, filtrando partículas de gordura da cozinha e tornando os ambientes mais higiênicos.

Leia também: Dicas para fazer uma mudança organizada

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário