26 julho 2021

5 dicas para tornar a casa um ambiente mais saudável

5 dicas para tornar a casa um ambiente mais saudável

Uma das formas de cuidar da saúde, especialmente em tempos de pandemia, é adotar medidas para tornar a casa um ambiente mais saudável.

Para isso, diversos hábitos podem ser praticados não só no período de isolamento, mas também em longo prazo. Confira abaixo algumas dicas.

Ambiente mais saudável com ventilação natural

A circulação natural de ar e a chamada ventilação cruzada mantêm baixos os níveis de contaminação atmosférica, elevando a qualidade do ar da residência.

Com isso, é possível reduzir alergias, o acúmulo de poeira e eventuais problemas respiratórios, melhorando a saúde e o bem-estar dos moradores.

Iluminação natural

A incidência de luz natural nos interiores oferece aos moradores diversos benefícios, como aumento da imunidade, regulação do ritmo biológico — que se reflete em fatores como bom humor e melhor qualidade do sono —, maior absorção de vitamina D e mais disposição para realizar tarefas diárias.

A iluminação natural também melhora a salubridade dos ambientes, pois tem ação bactericida.

Conforto acústico

No dia a dia, o conforto acústico é fundamental para se viver com sossego e harmonia. Ruídos recorrentes geram desconforto e podem ser prejudiciais à saúde, causando irritabilidade, dores de cabeça e alterações no humor.

Portanto, investir em recursos de isolamento acústico na residência pode ser essencial para preservar o bem-estar, a concentração, o conforto sonoro e a qualidade do sono dos moradores.

Presença de plantas

Homem cuidando de plantas para um ambiente mais saudável

Além de agregarem vivacidade e charme à decoração, as plantas são capazes de beneficiar a saúde dos ocupantes em diversos aspectos.

Elas estimulam o relaxamento e elevam a produtividade. Por converterem CO² em oxigênio durante o dia, as plantas também aumentam a qualidade e a umidade do ar dos espaços.

Materiais que tornam o ambiente mais saudável

Prateleira de livros com plantas para um ambiente mais saudável

Outro fator que eleva a qualidade habitacional refere-se aos materiais utilizados na residência. Recursos certificados e ausência de substâncias químicas são opções melhores para os lares.

Assim, materiais naturais como fibras, madeira e pedras promovem um melhor desempenho habitacional, tornando a casa um ambiente mais saudável.

Por meio dessas dicas, é possível transformar a residência em um local mais agradável, harmônico e de melhor qualidade para se viver.

Leia mais: Tipos de iluminação ideais para o banheiro

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário